Ao longo do curso de Bacharel em Administração diversas ferramentas são apresentadas, afim de gerenciar pequenos conflitos, evitando que estes gerem grandes transtornos.
Uma atividade fundamental de todos administradores é definir metas e objetivos, e a ferramenta de gestão para auxiliar no desenvolvimento de metas conhecida por SMART pode ajudar-nos e muito no alinhamento das idéias e criação de metas focadas na missão da empresa.
SMART é um anagrama para os termos em inglês: Specific, Measurable, Archievable, Relevant e Time-bound que em português seria especifico, mensurável, alcançável, relevante aos objetivos e baseada no tempo.
S Especificas: Seu objetivo deve mostrar o que realmente você deseja alcançar, assim quanto mais especifico for, melhor será o foco da sua equipe, por exemplo, ao invés de ter uma meta assim: “Conseguir mais clientes.” É melhor ter uma especifica assim: “Conseguir 10 novos clientes no próximo mês.”
M Mensurável: Tão importante quanto ter uma meta especifica é conseguir medir ela, uma vez que só é possível controlar o que conseguimos medir, ou seja, nada de metas onde não se pode criar um indicador para acompanha-la, seria como disputar uma partida de algum esporte sem conseguir medir os pontos, é totalmente desmotivador.
A Alcançáveis: Não adianta sonhar alto e tentar ter uma meta maior que a capacidade do seu negocio, suas metas tem que ser feitas sobre um cenário possível, nada de planejar ser a maior empresa do ramo em um ano, pois muitas vezes você não vai ter os recursos disponíveis para tal, então tenha metas alcançáveis e de preferencia divididas em etapas.
R Relevante: Seus objetivos devem ser relevantes ao cenário atual que esta inserida sua empresa, procurar aumentar suas vendas em um ambiente que possuem novos concorrentes pode não ser o ideal, seus objetivos devem ser relevantes a sua realidade de mercado.
T Baseadas no tempo: O tempo é o limitador que possibilita sua equipe a correr atrás dela, toda meta sem um tempo limite é fadada a fracassar.
Por hoje seria isso. O próximo assunto será o ciclo PDCA. Aguardem!
FONTES: http://www.sobreadministracao.com/quais-sao-as-principais-disciplinas-do-curso-de-administracao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário