Branding significa “trabalhar a personalidade e fixação da marca”. Diferentemente do que muitos pensam, não se trata de um método específico, mas sim de uma maneira de pensar, uma filosofia de trabalho que utiliza conceitos de design, marketing, administração, antropologia, psicologia, arquitetura e propaganda para operar com um universo de valores que representem sua empresa para consolidá-la perante seus clientes. Branding é mais do que apenas se certificar de que os clientes reconheçam o logotipo ou o nome de um produto; significa criar uma associação emocional entre o cliente e um produto, serviço ou empresa por meio de uma mensagem clara que desperte o real interesse do consumidor. Uma marca forte é requisito básico para competir e se sobressair no mercado dinâmico em que vivemos atualmente. Utilizando os conceitos de Branding, podemos criar essa imagem forte para transmitir segurança e confiança perante o consumidor.
Uma marca ou brand é a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização. Não o que os profissionais de marketing pensam que a marca é, mas o que ELES, os consumidores acham que ela é. Para a American Marketing Association, branding não é fazer com que um consumidor escolha uma marca ao invés da marca concorrente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca. A única escolha lógica para o que ela está oferecendo. Branding é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa. É achar e comunicar algo que atraia os consumidores para a marca, ao invés de você ter que caçá-los de modos, algumas vezes, bem caros. Para não falar besteira, vou estudar também. Inicio um curso de GESTÃO DE MARCAS, que irá ampliar minha visão sobre esse conceito, e a partir daí, vou buscar conteúdo com profissionais da área que são fundamentais na gestão estratégica das empresas. Abraço FONTES: http://www.kyu.com.br/branding-marcas.html http://webinsider.uol.com.br/2008/07/15/mas-o-que-e-branding-afinal/
Agora, nossa próxima tarefa é responder as seguintes perguntas:
1) O que sua marca representa?
2) Qual a ligação emocional que sua marca tem com seu cliente?
3) Como você vê o design da sua marca?
4) Qual o valor percebido pelo cliente com relação à sua marca?
5) Como o cliente se sente em relação a sua marca (relacionamento)?
Na próxima postagem, discutirei farei estas perguntas a um especialista em branding e publicarei as respostas. Espero contar com sua colaboração, enviando seus comentários e seguindo meu novo blog.
Grande abraço e sucesso!
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