O juramento retrata o momento solene em que o profissional na plenitude de sua formação profissional, de sua conscientização como membro de uma categoria, de seu amadurecimento como cidadão investido de responsabilidade para com toda comunidade, afirma, livre mas enfaticamente, sua integral dedicação aos postulados da profissão e total respeito aos seus valores técnicos, legais e morais.
A Assembléia de Presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, aprovou em sua 2ª. reunião, realizada em Brasília no dia 8 de maio de 1978, o juramento do “ADMINISTRADOR”, nos termos propostos pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo.
“Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
Fazer o juramento ao ingressar na profissão, constitui o dever inicial de todo o Administrador; respeitá-lo, obedecendo-o, constitui o dever de sempre do Administrador.
Façamos de nossa profissão razão de nosso orgulho. Façamos que seja respeitada, admirada, valorizada. O profissional reflete o conceito que sua categoria goza. Elevemos, cada vez mais, a profissão de ” Administrador “, honrando a escolha que fizemos.
Durante alguns anos dedicamos a conhecer os caminhos que levam a ser um administrador (a). Ao final do percurso concederam-nos um titulo, a fim de propagar e valorizar a profissão. Sendo hoje ou amanhã administradores, traçamos parte de uma nova historia em nossas vidas. O conhecimento adquirido nos proporcionou base, o qual será reformulado em prol do autodesenvolvimento, que nos compete a ser bem sucedidos profissionalmente.
ResponderExcluirAristóteles resume em uma frase o que de fato pra mim significa o juramento de uma profissão: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.