sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O papel da consultoria nas empresas


Em tempos de forte concorrência, a busca por mão de obra especialista é cada vez mais assunto de reunião de todos os níveis de direção de uma empresa.
Porém em algumas situações não basta contratar pessoas qualificadas. Tem-se a necessidade de buscar apoio em profissionais que possuam know-how (que significa "saber como" fazer algo);

Algumas entidades de ensino de nível superior já possuem formação de consultores organizacionais, por exemplo.
Estes profissionais, normalmente, são extremamente qualificados em dois sentidos: planejamento e ação dentro de uma ou algumas das diversas áreas da administração.
O termo "consultoria" tornou-se pejorativo para qualquer tipo de vendedor, mas o verdadeiro consultor não deve entrar e nem deixar-se participar deste "limbo" mercadológico.
Consultores de imóveis, que são vendedores, (nada contra a função) hoje são conhecidos como consultores imobiliários, mas deixando de lado a relevância do termo "consultor" e focando apenas na sua função no cenário, percebo a carência de consultores especializados no mercado.

Em que sentido? No sentido de prestar um serviço de qualidade, que possibilite ao cliente crescer com sua própria competência.

Particularmente, por atuar no ramo de sistemas de gestão, também me vejo dentro desse imenso "maracanã" de pessoas chamadas consultores. Mas então qual é a diferença?

A diferença está no sentido do ser. A função do consultor deve exprimir a vontade de crescer junto com os clientes, mas sem criar amarras ou dependências. E oferecer todo seu conhecimento em negócios, no ramo que você optou por prestar consultoria, mas entendendo que seus "conselhos", suas ideias, sejam incorporadas pela assimilação, não imposição de uma regra de negócio, que na verdade em poucos casos existirá, já que cada empresa possui uma realidade específica.

Levando em conta esta realidade, analisar e promover através do diálogo aberto a melhoria contínua dos processos e utilização de recursos de hardware e softwares em prol do crescimento da empresa cliente.

Este sentimento intrínseco, de contribuir para o crescimento alheio, é que faz do consultor um verdadeiro profissional desta área. A busca pelo conhecimento, seja ele em campo, ou em bancos de escolas e faculdades, e a formação do conhecimento especializado, ou know-how iram permear o dia a dia de quem optar por atuar neste ramo de crescente procura.




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