O gráfico radar é uma ferramenta muito utilizada para diagnosticar possíveis falhas dentro da organização, baseado nos 10 M’s.
Esta ferramenta visualiza e analisa as 10 perspectivas da administração numa empresa. Os 10 M’s são: Management, Mão-de-obra, Máquinas, Marketing, Materiais, Meio Ambiente, Meio-Físico, Mensagens, Métodos, Money.
Essa é uma forma de dividir o empreendimento em perspectivas distintas para que se possa verificar e analisar, de forma ilustrativa, o todo da empresa.
Porém, pode ser dividido em outras variáveis, de acordo com a análise desejada.
Segundo Costa (2009, p.120), pode-se afirmar que o gráfico radar:
"... funciona como se fosse a radiografia, ou uma "impressão digital" da organização". Além de dar uma ideia global da situação de uma empresa em um dado momento, também permite análises comparativas entre várias empresas do mesmo segmento, por meio de desenhos superpostos de várias organizações.
Quanto mais próximos da extremidade do radar, demonstrando "pontos de perigo", indica pontos a serem estudados e melhorados, pois essas deficiências podem representar desvantagens conpetitivas da organização.
É importante ressaltar a importância de identificar as correlações entre as variáveis, e assim entender o impacto que uma causa na outra. Em virtude da maioria das empresas não conhecerem metade dos recursos da ciência da administração para gerenciarem seus negócios, nunca tive a oportunidade de vivenciar um case sobre o assunto. Se você tiver algum exemplo e puder contribuir, deixe seus comentários à esta postagem.
Obrigado.
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