sábado, 7 de setembro de 2013

Duas carreiras

Inspirado pela revista Você S/A n° 182, de junho 2013, resolvi reavaliar minha carreira com analista de PCP (programação e controle de produção), área na qual sou formado pela Faculdade da Serra Gaúcha, em Administração de Empresa com habilitação em produção. Mesmo com muito conhecimento da área (o que não garante todo, é evidente) estive envolvido com algumas implantações de sistemas ERP para gestão industrial. Aquele ciclo, de gera estrutura de produto, roteiro de processo, coleta de tempos, emissão de Ordens de Fabricação e controle da produção e produtos em terceiros.

Há um bom tempo atrás, antes de começar o curso superior em Administração de Empresas, fiz dois semestres de Sistemas de Informação na Universidade de Caxias do Sul, o que acabei trancando, pois considerei muito técnico e o que eu queria era estar no chão de fábrica, vendo o MRP rodar.

Enquanto exercia minha função de analista de PCP, às noites estive envolvido com projetos, um de um sistema para gestão de relacionamento com cliente e outro sistema para gestão de franquias. Mas ficava muito na dependência de programadores e realizava muitas vezes o papel de analista.

Fui demitido da empresa onde atuava como analista de PCP, porque a empresa não estava pronta para assimilar os conceitos de gestão que eu já possuía.

Foi então que reativei uma antiga meta que era de programar computadores. Por sorte, a linguagem que escolhi, o PHP com banco de dados MySQL é uma, digamos, evolução do C (cadeira que eu já havia cursado na UCS) e do HTML (curso que eu já havia realizada numa escola de informática).

Fui a cata de livros, e um amigo indicou o livro "Dominando PHP e MySQL - Do iniciante ao profissional", de Gilmore, Editora Alta books.

Rafael Souto, presidente da Produtive, entrevistado pela Você S/A, aponta 3 questões para avaliar antes de "investir em uma segunda carreira:

1) Por quê - saber o motivo que o leva a ter uma segunda carreira é essencial para não prejudicar sua carreira ou fazer algo que não lhe dê satisfação.

2) Se você já tem uma rotina intensa de trabalho atual e costuma trabalhar nos fins de semana e viajar a trabalho, passando pouco tempo com a família, pense bem antes de se lançar em uma nova atividade.

3) Se você é do tipo que não gosta de correr riscos e preza pela rotina, pensar uma uma segunda carreira é inviável."

E você leitor, já se deparou com alguma situação em que pudesse optar por duas carreiras? Como você reagiu? Conte-me sua experiência.

Grande abraço e sucesso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário