A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado.
Estas duas palavras podem ser consideradas normais, no entanto para a Administração Moderna, elas vêm ganhado destaque primordial nas ações das organizações. Elas não estão exclusivamente direcionadas às atitudes dos profissionais em suas funções dentro da empresa, mas também da organização e produção da própria compania para garantir seu nome no mercado da área a qual pertença.
A eficiência e a eficácia são aliadas nas demandas de uma organização, pois o ideal seria a aliança entre as duas formas de agir tanto dos profissionais, que fazem a empresa se movimentar, como da própria empresa, que necessita garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua atuação.
Referências:
DRUCKER, Peter. The effective executive. HarperCollins Publishers, 1993.
BRENDER, Arthur. A diferença entre eficiência e eficácia. Disponível em http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=2957. Acessado em 23/10/2009.
http://www.infoescola.com/administracao_/eficiencia-e-eficacia/ Acessado em 03/09/2011
Eficácia é a medida de quão próximo se chegou dos objetivos previamente estabelecidos. Assim, uma decisão ou ação é tanto mais eficaz quanto mais próximos dos objetivos estabelecidos chegaram os resultados obtidos.
ResponderExcluirEficiência é a relação entre o que se obteve e o que se consumiu em sua produção, medidos na mesma unidade.
(LAUGENI: 2005, p.12)
Um exemplo bem simples para fixar a diferença entre eficácia e eficiêcia, é o caso em que um médico necessitava realizar a amputação da perna de um cidadão, ao fim da cirurgia, notou-se que o médico foi muito Eficiente, pois a amputação foi realizada com sucesso, porem, também observou-se que ele não foi Eficaz, pois amputou a perna erra.
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