quinta-feira, 25 de julho de 2013

Os objetivos do uso do CEP - Controle Estatístico do Processo

Participei de um curso de CEP - Controle Estatístico de Processo da Qualimax, com o Professor Mestre Cesar Pandolfi, no programa de capacitação de fornecedores de um dos clientes da empresa que atuo e resolvi transcrever os objetivos e vantagens do uso do CEP. "O principal objetivo do CEP é possibilitar um controle eficaz, feito pelo próprio operador em tempo real, mantendo a qualidade do produto satisfatoriamente uniforme, prevenindo a produção de itens de qualidade fora da especificação." Neste aspecto é importante salientar que é necessário conscientizar o operador, que chamo de colaborador, da importância do CEP e do seu papel na busca da qualidade do processo.

"A finalidade do CEP é a de agir de forma preventiva sobre o processo, determinando se há falhas no mesmo, e permitindo desta forma a sua correção, evitando a produção de peças fora das medidas indicadas nas especificações."

Nem é preciso lembrar, mas de qualquer forma considerei como relevante a colocação de que prevenir é melhor do que retrabalhar, ou refugar o produto, implicando num aumento dos custos de produção e consequente redução na margem de ganho. Como disse o Professor Ms Cesar "o custo da má qualidade"

Dentre as vantagens do uso do CEP, estão:

- Redução do índice de refugo e consertos, resultante de um completo domínio do processo, já que o CEP é um método de prevenção.

- Eliminação de inspeções finais e redução do número de inspeções volantes.

- Possibilita o monitoramento das características de interesse, assegurando que elas irão se manter dentro de limites pré-estabelecidos e indicando quando devem ser tomadas ações de correção e melhoria.

- Reduzir custos com a má qualidade.

A prevenção no processo, se dá quando por meio do CEP, identifica-se uma variação no processo que necessite uma ação, evitando as perdas com má qualidade detectada na inspeção final.

A carta de controle será a ferramenta de coleta de dados e análise em tempo real das variações do processo...

O curso foi muito bom. É claro que este texto é um formato reduzido de tudo que vi, refleti e alguns trechos que citei do Manual de CEP da Qualimax. O assunto em si é bem mais extenso. Adquiri também um livro chamado "Controle Estatístico de Processos - Uma abordagem prática para cursos de Engenharia e Administração, do Francisco Lousada, e outros, da Editora LTC.

O site da Qualimax para quem estiver interessado é o http://www.qualimaxrs.com.br/home e o Professor Ms Cesar ministra os cursos de CEP e MSA.

Em paralelo com o projeto de 5S que estou desenvolvendo, com o apoio do SEBRAE vou começar a implementar também o CEP. Quem tiver alguma dica, ou quiser trocar alguma experiência, sinta-se à vontade, clicando em PARTICIPE DESTE SITE, cadastrando-se como seguidor e comentando esta postagem.

Forte abraço e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário